11,2 milhões de brasileiros encontram dinheiro esquecido - Crédito: Freepik

Crédito: Freepik

Cerca de 60 milhões de brasileiros, 58,8 milhões pessoas físicas e 1,2 milhão jurídicas, já acessaram o site do Sistema Valores a Receber (SVR) para saber se têm dinheiro esquecido nas instituições financeiras.

A primeira fase do SVR abrange R$ 4 bilhões a serem devolvidos para 26 milhões de brasileiros e 2 milhões de empresas, segundo informou o Banco Central.

Entre aqueles que consultaram o site, pouco mais de 11 milhões de pessoas físicas e 222 mil jurídicas terão saldo a receber, cerca de 20% das consultas. Outros 48,7 milhões não tinham saldo.

O primeiro acesso ao site permite saber se há dinheiro a receber, mas não mostra o valor a ser devolvido. Ao fazer a consulta, o cliente do banco recebe uma data para se inteirar sobre o saldo e solicitar o resgate.

O BC criou um calendário de liberação das transferências bancárias, que varia de acordo com a data de nascimento do cidadão ou da criação da empresa. Para datas de nascimento ou de criação da empresa, anteriores a 1968, as transferências poderão ser solicitadas entre os dias 7 a 11 de março. Entre os anos 1968 e 1983, o pedido será de 14 a 18 de março e, a partir de 1983, 21 a 25 de março.

Para aqueles que perderem as datas agendadas haverá a repescagem no dia 26 de março, quando será possível fazer a solicitação.

Quem não encontrou saldo nesta etapa poderá tentar novamente a partir de 2 de maio, quando uma nova fase será aberta na plataforma, incluindo mais “saldos esquecidos”.