Crédito: Freepik

A pesquisa Panorama Moblile Time/Opinion sobre pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil aponta que 73% dos brasileiros que têm smartphone já utilizam o Pix em suas transações.

A popularidade do meio de pagamento instantâneo é maior entre os jovens de 16 a 29 anos, 78% já enviaram um Pix, contra 55% das pessoas com mais de 50 anos. A proporção entre aqueles que já experimentaram o Pix é maior nas classes A e B, 81%, do que nas classes C, D e E, com 71%.

Não há diferenças expressivas no uso do Pix por região do País, segundo esta pesquisa. Por sua vez, os pagamentos com QR code já foram experimentados por 53% dos internautas com smartphone.

QR code e por aproximação

Os números da pesquisa também apontam proporção dos internautas brasileiros com smartphone que já pagou por QR code é maior entre homens ,56%, que entre mulheres ,50%; e maior entre pessoas das classes A e B, 59%, do que entre aquelas das classes C, D e E, 51%.

Os pagamentos por aproximação (NFC – Contactless) também estão se popularizando, embora mais lentamente que o Pix. A pesquisa apurou que 34% dos entrevistados já utilizaram este recurso, o que representa um aumento de 11 pontos percentuais em um ano.