Logomarca do WhatsApp em 3D sobre um celular - Crédito: Freepik

Crédito: Freepik

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros. O app de mensagens tem 120 milhões de usuários ativos no Brasil e 1,5 bilhão no mundo. A tecnologia tem ajudado também milhares de empreendedores a se comunicarem com seus clientes, sendo o principal canal de atendimento de muitos e-commerces.

De acordo com levantamento exclusivo da Loja Integrada, plataforma gratuita para a criação de lojas virtuais, cerca de 75% dos pequenos e médios lojistas usam o aplicativo como canal direto de vendas com seus clientes, além da loja virtual.

Além disso, quase 68% dos lojistas da LI afirmam usar o WhatsApp como principal ferramenta de atendimento ao cliente, seguido pelo Instagram (15%) e do e-mail (5,6%).

A pesquisa foi realizada com 3060 lojistas virtuais de todo o país durante o mês de maio e junho de 2021 por meio de questionário na internet.

Para Gustavo Ruchaud, diretor de marketing da Loja Integrada, o WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial na vida dos lojistas virtuais, não só na hora de vender, mas também de realizar o pós-venda.

“Por ser gratuito, o app está no celular de quase todos os brasileiros. Para o empreendedor, uma das principais vantagens de usar a ferramenta é poder criar campanhas e ações promocionais que são enviadas de forma automática. Além disso, com o app é possível verificar métricas e realizar um atendimento quase que em tempo real. Com a instabilidade, os lojistas irão precisar fazer um balanço de suas vendas, dando um suporte e retorno aos clientes por outros canais também”, explica.

Instabilidades impactam setor

Na tarde da última segunda-feira, 4 de outubro, o app, assim como outros dispositivos do Grupo Facebook, mostraram instabilidade no mundo todo, deixando o canal de comunicação fora do ar.

A empresa assumiu que o problema foi global e, somente após 6 horas, os apps voltaram a funcionar. Colaboradores e profissionais das redes sociais também notaram dificuldade em trabalhar. Os três aplicativos também enfrentaram instabilidade em junho passado, durante cerca de duas horas e meia. Na ocasião, o Facebook afirmou que a falha havia sido causada por um ajuste de configuração.

(com assessoria)