Figura mostra várias mulheres de diferentes raças - Crédito: Freepik

Crédito: Freepik

Cerca de 87% dos brasileiros se mostraram otimistas com a retomada da economia em 2022, apontou pesquisa realizada pela Onze, fintech de saúde financeira e previdência privada. As principais razões apontadas pelo levantamento são a retomada econômica após a vacinação em massa (70%), eleição de um novo Presidente da República (29%) e o aumento da renda (15%) graças a uma perspectiva de promoção no emprego e novos negócios.

Para 13% dos entrevistados, os da ala pessimista, acreditam que o cenário político e econômico do país é o principal ofensor para a falta de ânimo, com 68% das respostas. Também aparecem como motivos, a percepção de que a inflação vai continuar alta ou subir mais no próximo ano (52%) e a falta de confiança no atual governo (43%).

O estudo também procurou entender o que os brasileiros pretendem fazer com o décimo terceiro em 2021 e concluiu que 52% dos entrevistados que receberão o salário extra pretendem utilizar essa quantia para o pagamento de dívidas, enquanto 16% querem investir e apenas 9% planejam utilizar o valor nas compras de Natal.

“Comparando as expectativas para o próximo ano com as prioridades financeiras dos entrevistados, percebemos que os investidores/poupadores são os menos otimistas para 2022 (15%), enquanto aqueles que usarão o décimo terceiro para viajar são os mais otimistas (92%)”, afirma Samuel Torres, analista de investimentos da Onze.

(Com assessoria)