ABBC lança programa de capacitação para ONGs - Crédito: Divulgação

Sílvia Scorsato, presidente da ABBC – Crédito: Divulgação

A ABBC (Associação Brasileira de Bancos), lança um programa para capacitar gestores de entidades do terceiro setor em parceria com o Instituto GESC (Gestão para Entidades da Sociedade Civil). Dez organizações sociais indicadas pelas instituições financeiras associadas à ABBC receberão treinamento on-line e gratuito nas áreas de governança, finanças, gestão de projetos e pessoas, marketing, captação de recursos, entre outras.

Para Sílvia Scorsato, presidente da ABBC trata-se de uma experiência transformadora tanto para as Organizações da Sociedade Civil (ONGs) – que estarão aptas a resolver problemas relacionados à gestão, facilitando a captação de recursos -, como instituições financeiras associadas da ABBC, que poderão inscrever seus colaboradores para realização de trabalho voluntário nessas organizações.

O programa faz parte das ações realizadas pela ABBC na sua jornada ESG, segundo Scorsato. “Esse é primeiro programa de capacitação de OSCs da ABBC, mas a expectativa é pela continuidade e que novas organizações sejam contempladas. Estamos confiantes de que o resultado será a potencialização da contribuição do setor para o desenvolvimento econômico e social do país”, afirmou.

Para a seleção de uma organização social serão considerados o histórico, localização (abrangência), documentação regularizada e aderência aos temas  educação financeira, inclusão, igualdade e diversidade social, melhoria das condições de saúde, geração de trabalho, redução do analfabetismo, combate ao superendividamento, proteção ao consumidor, capacitação profissional e preservação de direitos humanos, bem como aquelas que possam valorizar o compromisso da ABBC com o desenvolvimento sustentável e a transformação digital do país.

As inscrições para a participação do programa serão abertas no dia 2 de junho para voluntários das instituições financeiras ou funcionários internos da ABBC.

Posteriormente, será iniciado o treinamento para todos os voluntários inscritos, por meio de aulas on-line ministradas entre os dias 6 e 9 de junho. Dos participantes treinados, o Instituto GESC selecionará 10 voluntários – complementando o treinamento destes com mais duas aulas on-line nos dias 13 e 14 de junho, para atuarem como consultores sociais das organizações sociais que participarão do Programa.

(Com assessoria)