ABBC lidera iniciativas ESG no setor bancário - Crédito: Divulgação

Sílvia Scorsato, presidente da ABBC – Crédito: Divulgação

A ABBC, Associação Brasileira de Bancos, lidera uma série de iniciativas para o fortalecimento da agenda ESG no setor financeiro. A principal delas é a publicação de um guia ESG para orientar as suas 110 associadas.

O Programa de Liderança Feminina, curso sobre sustentabilidade corporativa para executivos de alta liderança, treinamento para a inclusão de Jovens Aprendizes e PCDs (pessoas com deficiência) também constam da agenda da entidade.

“Acreditamos que a ABBC e as suas associadas podem colaborar com todas estas ações para o desenvolvimento sustentável do Brasil”, disse Sílvia Scorsato, presidente da ABBC, ao anunciar ainda a realização de dois fóruns internos para debater projetos de Responsabilidade Social.

Com mais de 40 páginas, o Guia ESG ABBC: Melhores Práticas para o Setor Bancário, disponível gratuitamente em LINK, mapeia as principais normas e resoluções emitidas pelo Banco Central sobre o tema. Além de recomendação sobre os melhores procedimentos para a gestão de riscos e referências mundiais para elaboração de relatórios.

“Buscamos dessa forma contribuir com a eficácia de nossas associadas na alocação de capital em setores e projetos que enderecem os grandes desafios socioambientais que o país enfrenta”, observou Sílvia Scorsato.

O novo curso, O papel do mercado financeiro na agenda estratégica ESG, se propõe a apoiar líderes no planejamento e execução de estratégias para o tema e terá como atrações o Fábio Barbosa, diretor-presidente da Fundação Itaú; Guarany Osório, coordenador do Programa Política e Economia Ambiental do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP e Maria Eugenia Sosa Taborda, coordenadora para a América Latina da United Nations Environment Programme Finance Initiative (UNEP FI).

Para complementar a agenda ESG, a ABBC implementou dois fóruns – o Comitê S e a Comissão S – que visam  ampliar a participação das associadas em iniciativas de Responsabilidade Social no mercado financeiro. Além disso, a entidade criou Podcasts sobre o tema ESG para orientar associados e o público em geral,.

(Com assessoria)