Sede do Banco Central em Brasília – Crédito: Flickr BC

O Banco Central divulgou na manhã desta terça-feira, 11, a ata da reunião do Copom da semana passada, que elevou a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual. Segundo a ata, o BC avaliou que elevações de juros subsequentes, sem interrupção, até o patamar considerado neutro implicam projeções abaixo da meta de inflação no horizonte relevante.

“Levando em conta o cenário básico e o balanço de riscos, o Comitê avaliou que na próxima reunião seria adequado outro ajuste da mesma magnitude (0,75 ponto), caso não haja mudança nos condicionantes de inflação”, diz o documento.

Ainda de acordo com a ata, essa “visão para as próximas reuniões pode ser alterada caso haja mudança nas projeções de inflação ou no balanço de riscos, uma vez que a decisão continuará dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos, e das projeções e expectativas de inflação”.

O Copom também enfatizou que não existe compromisso com essa posição e que os passos futuros da política monetária podem ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação, mas reforçou que antevê outro reajuste de 0,75 ponto percentual na próxima reunião.