Crédito: Freepick

A Americanas anunciou, na quarta-feira, a compra de 100% das ações da Hortifruti Natural da Terra por R$ 2,1 bilhões, ampliando suas atividades para o setor de alimentos frescos. Considerada a maior rede varejista em produtos frescos, a empresa conta com 73 lojas distribuídas em quatro Estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

A Hortifruti Natural da Terra faturou R$ 2 bilhões nos últimos 12 meses, encerrados em 30 de junho de 2021, e uma margem de Ebitda de 12%. A varejista tem também expressiva participação online, com 16% de vendas realizadas pela internet, de acordo com o fato relevante enviado à Comissão de Valores Imobiliários.

A conclusão da operação, contudo, ainda está sujeita à aprovação prévia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e eventuais autorizações societárias obtidas oportunamente.

Para Pedro Serra, gerente de research da Ativa Investimentos, a expansão do modelo de dark-store, um minicentro de distribuição instalado em centros urbanos, pode trazer grandes sinergias para o Americanas Mercado. “Além disso, poderá haver melhoras na experiência de entrega dos canais digitais da companhia, por conta da plataforma LET’s – inteligência de logística da Americanas”, diz Serra.

(Com assessoria)