B3 e QR Asset vão ensinar a investir em cripto na bolsa - Crédito Freepik

Crédito Freepik

A B3 em parceria com a QR Asset Management, gestora de recursos da holding QR Capital, está oferecendo o curso gratuito e online ‘Como Investir em Cripto na bolsa’. O objetivo é educar os investidores sobre essa nova classe de ativos, de modo a explorá-la sem correr riscos. As inscrições começam no dia 13 de setembro, mas já é possível fazer uma reserva de vaga no site https://b3.qrasset.com.br. Quem concluir o curso receberá um certificado assinado pela B3.

O curso é oferecido num momento em que já foram lançados cinco fundos de índice (ETFs) de criptoativos no espaço de cinco meses. Além disso, o ano foi marcado pela crescente oferta e demanda de diversos tipos de ETFs, o que levou a B3 a lançar um site educativo voltado apenas para este tipo de investimento em parceria com algumas gestoras, incluindo a QR Asset.

Além disso, o número de CPFs cadastrados na bolsa chegou a 3,2 milhões no primeiro semestre de 2021 – o que amplia consideravelmente o público com acesso aos investimentos oferecidos na bolsa brasileira. E as notícias recentes sobre esquemas e crimes envolvendo bitcoin podem, ainda, reavivar as antigas descrenças sobre essa classe de ativos, demandando iniciativas educacionais sobre o assunto.

“Investimentos atrelados ao mercado de criptoativos são recentes no Brasil e requerem entendimento por parte dos investidores. O curso será uma interessante fonte de conhecimento sobre o assunto, trazendo mais informações relevantes sobre as características desse tipo de investimento – explica Christianne Bariquelli, superintendente de Educação, da B3.

Alexandre Ludolf, Diretor de Investimentos da QR Asset, ressalta a importância da educação financeira, em especial para uma classe de ativos emergente que tem atraído muitos investidores por conta da tecnologia disruptiva e dos projetos com potencial revolucionário:

“O objetivo é informar o investidor que existem formas seguras, reguladas e muito simples para investir nessa classe de ativos. Tivemos a preocupação também de ensinar os meios de se blindar de fraudes, esquemas de pirâmide e vários outros ‘cantos da sereia’ que permeiam o mercado não regulado”, diz Ludolf.

O conteúdo visa a atender desde o investidor pessoa física de meia idade, passando pelo jovem que acabou de começar e chegando até os investidores qualificados, institucionais, consultores financeiros e analistas.

O curso será dividido em três módulos e terá oito aulas com profissionais e especialistas do mercado de criptoativos, abordando temas que vão desde uma explicação básica do que é bitcoin até como identificar e evitar riscos. Os professores são: Fernando Ulrich, sócio da Liberta Investimentos; Fernando Carvalho, CEO da holding QR Capital; Alexandre Ludolf, Diretor de Investimentos da QR Asset Management; Rafael Izidoro, CEO da Rispar; e Marcelo Carmo, Diretor de Negócios da QR Asset Management. (Com assessoria).