B3 faz parceria para facilitar a declaração do IR - Crédito: Freepik

Crédito: Freepik

A B3 firmou parceria de tecnologia com a fintech mycapital, especializada em calculadoras que ajudam na declaração do Imposto de Renda, para auxiliar a jornada de investimento das pessoas físicas. Nos últimos dois anos, mais de 1,5 milhão de CPFs chegaram à B3.

Com o acordo, a B3 desenvolveu uma interface (API) para que a mycapital carregue de maneira automática e segura as movimentações em renda variável dos investidores que adquirirem a calculadora de imposto. Dessa maneira, serão apuradas as informações para o IRPF (geração de DARF e Declaração Anual).

B3 e fintechs

Lançada em 2021, a Área Logada do Investidor substituiu o CEI (Canal Eletrônico do Investidor). A plataforma, que permite aos investidores acessar suas posições (ações, ETFs, FIIs, BDRs, entre outros) e acompanhar suas movimentações de forma organizada, consolidada e segura, foi desenvolvida totalmente em nuvem em parceria da B3 com a Microsoft.

A mudança da plataforma, além de torná-la mais funcional, também têm o intuito de disponibilizar APIs para que fintechs e instituições financeiras ofereçam suas soluções para o investidor diretamente na Área Logada.

A parceria com a mycapital é a primeira de uma série de iniciativas da B3 com esse ecossistema, o que deve resultar em produtos e serviços inovadores para ajudar na jornada de investimento da pessoa física.

Declaração do Imposto de Renda

Desde o dia 7 de março, começou o prazo de declaração de Imposto de Renda, que se estende até 31 de maio. O Hub de Educação da B3 possui uma série de conteúdos gratuitos sobre o tema como Manual Tributário de IR, checklist de documentação para o IR e um passo a passo sobre como consultar todas as informações disponíveis na área logada.

A mycapital permite a geração de DARFs, verificação da posição em carteira com custo médio atualizado, consulta de resultados, entre outras facilidades.

(Com assessoria)

Por meio de API, a plataforma da B3 carregará de maneira automática e segura movimentações de investidores que contratarem a ferramenta