B3 migra para nuvem com Microsoft e Oracle-credito-antonio-carlos-guerreiro

Crédito Foto: Antônio Carlos Guerreiro

A B3, bolsa do Brasil, assinou contratos de parcerias estratégicas com a Microsoft e Oracle para migração de seus sistemas para a nuvem num prazo de dez anos.

A parceria tem como objetivo acelerar a transformação digital da bolsa, alavancar a modernização de plataformas, desenvolver produtos e serviços e, sobretudo, desenvolver novas tecnologias que hoje não estão disponíveis para operações de mercado financeiro.

O projeto será fatiado em duas fases, definidas a partir do estudo que a B3 fez das características de seus sistemas e das necessidades dos nossos clientes. Na primeira fase, com horizonte de até cinco anos, serão migrados para a nuvem sistemas que atualmente têm maior adaptabilidade a esse ambiente como o gravame de veículos, a Clearing de câmbio, Banco B3, seguros, balcão, entre outros.

Após cinco anos, entra em operação a segunda fase cujo foco será o desenvolvimento de novas tecnologias para migração de sistemas, que atualmente não contam com soluções disponíveis no mercado. A parceria mudará a forma de a B3 desenvolver novos sistemas, passando a priorizar cloud first.

“Trata-se de uma parceria transformacional. Nosso objetivo não é só tecnologia, mas também inovação, agilidade e flexibilidade para atender nossos clientes. Queremos construir um ambiente tecnológico com soluções novas, produtos novos e gerar benefícios que alcancem todo o mercado”, explica o vice-presidente de tecnologia e segurança da informação da B3, Rodrigo Nardoni.

A Microsoft e a Oracle foram escolhidas para essa parceria pelo fato de que as duas empresas vêm investindo e avançando significativamente em inovação, desempenho, confiabilidade, resiliência e segurança de nuvem. Além disso, ambas têm o compromisso global para desenvolvimento de produtos e serviços para os mercados financeiros e de capitais.

Outro fator importante é que Microsoft e Oracle já possuem entre si uma parceria técnica de interoperabilidade em nuvem, e esse trabalho integrado possibilitará à B3 implementar uma estratégia multicloud, trazendo a solução com a melhor segurança e robustez disponível no mercado.

(Com assessoria0