Banco Original Crédito: Divulgação

O Banco Original, com 5 milhões de clientes, fecha parceria com a Red Hat, especializada no fornecimento de soluções open source, para modernizar sua infraestrutura tecnológica de forma a suportar o crescimento de transações via app. A movimentação  se intensificou com a entrada em operação do Pix, além do processo de digitalização do sistema bancário.

As instituições desenvolveram um sistema baseado em microsserviços e containers, com suporte de DevOps, integração e entrega contínuas, usando as tecnologias da Red Hat. A nova abordagem permitiu escalar e dimensionar as atividades para atender o aumento do tráfego com mais velocidade.

“Como o cliente está no centro da estratégia precisamos de uma infraestrutura que proporcione uma melhor experiência. Acreditamos inclusive  que o Open Finance vai aumentar ainda mais a nossa demanda e a parceria com a Red Hat nos auxilia nesse processo”, afirma Everton Queiroz, gerente Executivo de infraestrutura do Banco Original.

Coordenação

As soluções escolhidas pelo Original para modernizar a infraestrutura foram as mesmas implementadas pelo próprio Banco Central (BC) para dar suporte ao Pix. O BC usa algumas das tecnologias de código aberto da Red Hat, como o Red Hat OpenShift, para hospedar e gerenciar seus microsserviços. Isso permite maior escalabilidade e agilidade das transações que acontecem em tempo real, 24 horas por dia e sete dias por semana.

O Red Hat OpenShift suporta a solução Banking-as-a-Service (BaaS) do Banco Original, que possibilita a integração de parceiros via API e vários serviços, incluindo boleto de pagamento, Pix e empréstimos. Com a plataforma de alto desempenho, o Original pode atender à exigência do BC para completar cada transferência Pix em menos de 10 segundos.

(Com assessoria)