Banco Pan anuncia fusão com a dona do Buscapé - banco-pan-2021-parceria-guiabolso-digital-money-inform

Crédito: Divulgação

O Banco Pan, controlado pelo BTG Pactual, anunciou neste domingo que assinou acordo para incorporação da Mosaico, donas dos sites Zoom, Buscapé e Bondfaro.

O BTG Pactual já é acionista da Mosaico, com 13,3% de participação. A empresa de tecnologia também firmou uma parceria de cinco anos com o BTG em janeiro para oferecer cashback aos clientes do banco.

O negócio, que será todo pago com troca de ações, marca uma tendência, que se consolidou nos últimos meses, de bancos criarem seu próprio marketplace e oferecer serviços financeiros para envolver clientes. O principal exemplo é o Banco Inter e o Bradesco já anunciou interesse de lançar o seu.

Carlos Eduardo Guimarães, presidente-executivo do Banco Pan, disse que o negócio acelera os planos do banco de ter um marketplace para seus 12,5 milhões de clientes, enquanto a Mosaico também planeja agregar serviços financeiros à sua plataforma, que tem 22 milhões de usuários.

A Mosaico estreou na B3 em fevereiro deste ano com uma oferta inicial de ações (IPO) de R$ 1,2 bilhão e na ocasião informou que usaria parte do recurso da oferta para pagar uma dívida com o BTG Pactual.

Os acionistas da Mosaico receberão 0,8 ação do Pan mais direitos para comprar a ação do credor se ela atingir 24 reais por três dias consecutivos nos próximos 30 meses. Sem a emissão de direitos, o negócio oferece um prêmio de quase 10% aos acionistas da Mosaico.

Após a conclusão do negócio, a participação da Mosaico no Banco Pan ficaria entre 7,8% e 9,2%.

Segundo o Banco Pan, o novo marketplace nasce com 4,2 bilhões de reais em vendas brutas (GMV) por ano e 400 lojas. O Pan lançará um cartão de crédito na parceria com cashback e vai integrar o negócio com a plataforma Mobiauto (recém-comprada).