foto de Adeyemi Ajao

Adeyemi Ajao – sócio-fundador do Base10 Partners Crédito: Divulgacão Base10 Partners

O Base10 Partners é o mais novo sócio-investidor do Nubank. O banco digital anunciou nesta quinta-feira, 27, ter feito uma nova rodada de captação de investimentos em março. O aporte foi concluído pelo Advancement Initiative Fund, um novo fundo de US$ 250 milhões da empresa de capital de risco, fundada por Adeyemi Ajao, que tem como missão alinhar o sucesso das empresas de tecnologia à criação de riqueza para grupos socialmente minorizados. Além do Nubank, outras seis companhias já receberam investimentos deste fundo.

Idealizado e executado pelo Base10 Partners, o Advancement Initiative Fund visa ampliar o acesso de grupos sub-representados ao mercado de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, em inglês) e tem universidades americanas focadas na comunidade negra como principais parceiras, além de investidores do fundo. Por meio do Advancement Initiative Fund, o Base10 também vai doar 50% do seu lucro para essas instituições educacionais com o objetivo de ajudar a financiar bolsas de estudo para alunos de minorias nos EUA.

Recentemente, o Nubank anunciou uma série de medidas para promover maior diversidade racial, dentro e fora da companhia. O compromisso firmado prevê investimento inicial de R$ 20 milhões em um plano de ação com medidas de combate ao racismo estrutural no Brasil. O banco digital estabeleceu a meta de contratar duas mil pessoas negras até 2025 para garantir um ambiente de trabalho com ao menos 30% de negros e negras e ao menos 22% em cargos de gerência. (Com assessoria de imprensa)