Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central                                                          Crédito foto: Carolina Antunes/ Apex-Brasil

O Banco Central está otimista com a reação da economia e atento à inflação, afirmou Roberto Campos Neto,  presidente da autarquia, durante o Fórum de Investimentos Brasil 2021, evento virtual organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Apex-Brasil e o Governo Federal.

De acordo com Campos Neto, os indicadores antecedentes da economia vem apresentando melhorias nos dois primeiros trimestres. “Acho que a grande dúvida agora é o segundo semestre, o quanto de recuperação de serviços já veio e quanto virá”, disse.

Para ele, a vacinação apresenta-se como uma possibilidade de maior abertura. Apesar dos índices de hospitalizações e óbitos da segunda onda da pandemia, a economia, segundo ele, parece estar reagindo.

O presidente do órgão regulador disse que a alta de juros estabelecida acima das expectativas do mercado teve como principal objetivo conter a inflação. “O Banco Central está vigilante com a inflação”, afirmou ao comentar a possibilidade de um terceiro aumento da taxa de juros em junho, no mesmo patamar das duas já praticadas este ano, de 0,75%.

O evento, realizado anualmente, tem como objetivo atrair investimentos estrangeiros para o Brasil. Para isso o governo mostra aos investidores internacionais as oportunidades oferecidas pelo país em setores estratégicos como infraestrutura e agronegócios. Serão apresentados, até amanhã, 60 projetos que somam US$ 72 bilhões e pretendem gerar 22 mil empregos até 2022.