Foto da gerente de marketing da Binance, Bruna Grybogi

Bruna Grybogi, gerente de marketing da Binance NFT Marketplace Crédito: Divulgação

A Binance, maior exchange de criptoativos do mundo, está lançando o Binance NFT Marketplace como um mercado aberto para artistas, criadores, entusiastas de cripto, colecionadores de NFT e fãs criativos. A ideia é oferecer liquidez e taxas mínimas para fomentar este mercado. Bruna Grybogi, gerente de marketing da Binance NFT Marketplace, diz que são três tipos de ofertas: eventos (globais e nacional), mercado de negociação (market place), e Mr Box, uma obra surpresa.

“Temos eventos premium trabalhando com artistas reconhecidos globalmente. No lançamento apresentamos uma arte digitalizada de Salvador Dali e um tributo a Andy Warhol e itens relacionados ao jogador Rivaldo em NFTs vendidas por meio de leilão ou de preço fixo”, diz Grybogi.

Ela explica que o marketplace é global e artistas brasileiros que listarem uma NFT com a Binance terão visibilidade internacional, mas o evento é uma estratégia particular. Em nível nacional, já há projetos com o Atlético Mineiro, uma obra física do Picasso, vendida por um colecionador, artistas que trabalharam para a Marvel e obras fotográficas.

O NFT Marketplace é um mercado de negociação, em que os artistas que se inscrevem passam por uma curadoria da Binance, que define se aceitou ou não a arte. Para o lançamento no último dia 24, cada mercado local escolheu cinco artistas para a campanha e lançamento.

“A terceira oferta é o Mr Box, uma caixa de surpresa em que o time global escolhe artistas para fornecer obras de forma oculta. Conforme o valor do artista é estipulada uma média de preço e a obra é lançada para leilão. Só vamos trabalhar com artistas renomados”, garante Grybogi.

Para adquirir as NFTs a pessoa precisar abrir uma conta na Binance e adquirir a BNB, moeda da Binance, ou B-Usd, moeda lastreada em dólar. Dentro do marketplace também haverá uma área de colecionáveis que será a carteira da pessoa.

“A pessoa compra a NFT e guarda na plataforma da Binance, ou, se preferir, pode sacar também. Todo artista que lançar uma NFT na nossa plataforma também terá acesso a uma das taxas mais baixas – US$ 2 de taxa de rede e 1% da venda – porque o objetivo é que todo mundo consiga experimentar o NFT. E toda vez que a arte for revendida na plataforma, o artista ganha uma comissão de 1%. Na área de eventos a taxa é de 10%”, explica a gerente do NFT Marketplace.