Bradesco usa IA para alertar transações suspeitas - Crédito: Divulgação

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O Bradesco passará a utilizar a sua atendente virtual BIA (Bradesco Inteligência Artificial) para alertar o cliente no momento que uma transação suspeita for realizada com cartão de crédito.

As transações feitas pelos clientes do Bradesco em lojas físicas ou e-commerce com os cartões de crédito Bradesco que geram suspeita de fraude já eram confirmadas via SMS e ligação telefônica. A partir do próximo mês, passarão a ser gradativamente, também, confirmadas pela Bia  e, gradativamente, também terão a confirmação pela BIA com mensagens via WhatsApp.

De acordo com o Bradesco, a identificação de operações suspeitas é fundamental tanto para a proteção do cliente e como do sistema financeiro. Para detectar a fraude, as instituições financeiras lança mão de um amplo processo referente ao ecossistema de proteção que envolve análise de dados, comportamentos e diversos sistemas, sendo a confirmação do cliente parte desse modus operandi.

Caso ocorra uma transação suspeita, segundo o banco, o cliente receberá imediatamente a mensagem pelo WhatsApp com os dados da transação e responderá: SIM, se a transação foi efetuada por ele; NÃO, caso contrário.

A expectativa do Bradesco com o novo canal de alerta, de fácil interação e bastante popular, é que a nova funcionalidade agilizará de maneira eficiente a comunicação com o cliente.

Investimentos em treinamentos

Segurança está na pauta dos grandes bancos que investiram R$ 5,7 milhões em treinamentos para pessoas em segurança cibernética, um incremento de 138% em relação ao ano anterior, segundo pesquisa recém divulgada pela Febrabran realizada pela consultoria Deloitte. Em 2021, foram treinadas 93,6 mil pessoas em cibersegurança ante 28,6 mil em 2020 (+ 227%).

Também foi registrado aumento nos investimentos em treinamentos em segurança cibernética específicos para pessoas de TI, que passou de R$ 158,8 mil para R$ 583,7 mil (+268%), e também no número de pessoas treinadas, que cresceu de 5,4 mil para 6,9 mil (+28%).

Esta edição da pesquisa traz um indicador inédito sobre treinamentos de metodologias ágeis. Quase 140 mil pessoas de diversas áreas dos bancos foram treinadas nesse tema em 2021.

(Com assessoria)