Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual

Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual, afirma que o PIB deste ano deverá chegar a mais de 6%, comparado ao 4,5% do ano passado, durante a abertura do Ciab 2021, realizado pela Febraban, entidade que reúne os grandes bancos. Na sua opinião, a crise econômica e financeira do país decorrente da pandemia não foi tão grande como o mercado projetava.

“Além da vacina, o que está permitindo a recuperação forte da economia, que muitos tinham dúvida que ocorresse, é a disciplina do país em voltar a ter responsabilidade fiscal, ou seja, deixar o mercado determinar as decisões financeiras”, disse.

Apesar do alto custo social, segundo ele, a mobilização de toda a sociedade civil e os programas de crédito do governo e das próprias instituições financeiras tornaram o impacto bem menor do que o imaginado. “Estamos vendo uma explosão no mercado de capitais e conseguimos aproveitar o momento da crise para elevar o juros no Brasil em patamares que ninguém jamais imaginou.

Para ele, a coleção de medidas extraordinárias em momentos extraordinários,  e a retomada da disciplina monetária, fiscal e de crédito são o que está permitindo o país a registrar essa forte recuperação.