BTG Pactual compra carteira de varejo da Planner - Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

A Planner, corretora tradicional de São Paulo, não vai mais operar com pessoas físicas. O BTG Pactual anunciou, nesta quarta-feira, 26, a aquisição de 100% da carteira de varejo da Planner Investimentos. A operação anunciada não inclui nenhum CNPJ e nem a marca Planner. Com o negócio, a corretora vai deixar de atuar na corretagem e assessoria de investimentos para pessoas físicas, mas continuará atuando no atendimento ao público institucional, com administração fiduciária, fundos, câmbio e operações estruturadas.

Desde 2017, o banco vem trilhando um caminho de compras importantes, tanto de empresas, incluindo nomes como Empiricus, Ourinvest, Necton e Fator, como de participações em corretoras. O valor da compra não foi revelado e é mais um passo do banco para ganhar força na assessoria de investimentos para pessoas físicas, um mercado cada vez mais disputado, e que vem registrando aquisições quase que semanais.

A estratégia do BTG Pactual nesse segmento é aumentar o número de agentes autônomos. No ano passado, por exemplo, a EQI Investimentos trocou a XP, onde era um dos maiores escritórios parceiros de sua rede, pelo BTG Pactual.

A conclusão e fechamento da operação ainda dependem de aprovações regulatórias, inclusive do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de do Banco Central.

(com assessoria)