Tela de anúncio da falsa criptomoeda

Tela de anúncio da falsa criptomoeda Crédito: Divulgação

Foi identificado pela Tenable, especializada em segurança cibernética, um golpe que utiliza anúncios no YouTube para vender criptomoedas falsas em nome Elon Musk, dono da Tesla e SpaceX.

Desde o final de maio 2021, golpistas roubaram mais de US$ 430 mil em criptomoedas de usuários, comprando espaço publicitário em vídeos sobre criptomoedas disponíveis no YouTube, para promover uma moeda falsa, a SpaceX (ou token $SpaceX), alegando que ela seria uma criação de Musk.

“No momento em que fizemos esta descoberta, os golpistas tinham uma campanha ativa que, assim que fosse concluída, poderia aumentar o valor total de criptomoedas roubadas para quase US$ 1 milhão”, conta Satnam Narang, Engenheiro de Pesquisa, Equipe de Resposta de Segurança da Tenable.

De acordo com os experts em segurança da Tenable, os primeiros anúncios com o objetivo de enganar usuários e roubar suas criptomoedas apareceu no YouTube por volta de 22 de maio. “Os anúncios são compostos de diversos vídeos de Musk, que nada têm a ver com o assunto. O fundador da Tesla ganhou muita atenção nos últimos meses pelo seu apoio às criptomoedas, especialmente a Bitcoin e a Dogecoin”, afirma Narang.

Os anúncios do YouTube em si não contêm um link direto para um site da web, porém, anunciam sites da web em uma outra seção. Durante a análise, foram descobertos pelo menos doze sites da web diferentes sendo promovidos por meio desses anúncios falsos no YouTube, incluindo:

buyspacex.com

buyspx.com

getspx.com

spxlaunch.com

spacexbuy.com

officialspx.com

missionspx.com

spacexsale.com

salespacex.com

buyspxcoin.com

muskspx.com

falconspacex.com

(Com assessoria de imprensa)