Homem simula transações financeiras em celular

Crédito: Freepik

A Mobile2you, mobile-house que desenvolve aplicativos financeiros sob medida, já desenvolveu mais de 50 bancos digitais no modelo White label para empresas dos mais variados segmentos verticais que vêm incorporando serviços financeiros digitais. Entre eles estão a transportadora JSL, que desenvolveu um banco digital com funções e benefícios específicos para caminhoneiros e tem mais de 50 mil contas ativas.

Muitos não eram bancarizados e passaram a ter acesso a pagamento instantâneo de combustível de frete; pacotes de benefícios por pontos e rede credenciada. Tudo com recurso de geolocalização. O Boticário criou um modelo para atendimento às revendedoras, há dois anos, e em constante evolução. Já a Renner está criando seu próprio banco digital como um serviço adicional a seus clientes.

Investir em contas e bancos digitais próprios, a chamada fintechzação, tem se provado uma tendência para empresas dos mais variados segmentos e tamanhos. De acordo com levantamento do UBS Evidence Lab, realizado no começo deste ano, existem mais de 60 milhões de contas digitais no Brasil.

Trata-se de um mercado com muitas possibilidades e que pode ser aproveitado pelas companhias que optarem por concentrar seus serviços financeiros voltados a colaboradores, parceiros e clientes dentro da própria organização ao invés de terceirizar essa função aos bancos tradicionais.

A Mobile2you foi criada há dez anos, desenvolvendo aplicativos sob medida em geral. Em 2018 passou a desenvolver produtos para nichos de serviços e fechou uma parceria com a Dock, que trazia a expertise de banking e a Mobile2you ficava responsável pelo front end.

“A Dock transforma toda a operação bancária em um conjunto de APIs para que a gente transforme o produto em um banco digital. Na época havia poucos bancos digitais como o Nubank. Criamos um produto único White label e desde então já construímos mais de 50 bancos digitais para atender a demanda que as empresas estão criando para ter uma nova fonte de receita”, diz Letícia Moschioni, diretora de produtos da Mobile2you

A Mobile2you oferece dois modelos, seja para empresas que querem um projeto mais rápido, com modelo padrão que pode ser customizado para cada demanda, mas também desenvolve projetos do zero sob medida. Leticia alerta que a empresa que contrata projetos de bank as a service de prateleira, deve cuidar para ter garantia de evolução.

“Existem várias empresas oferecendo bancos digitais White label. O que difere a Mobile2you é a expertise com tecnologia. A maior parte dessas empresas pagaram por um único desenvolvimento, trocam o logo e entregam sem uma manutenção do produto, estudo do usuário e garantia de evolução. O foco da Mobile2you não é revender bancos digitais e sim construir produtos digitais unindo tecnologia com serviços financeiros”, conclui Letícia.