Crédito: Freepik

A Superintendência de Supervisão de Securitização (SSE) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) revogou a suspensão da oferta pública de valores mobiliários da SPE Metaforando, nos termos do art. 6º da Instrução 588 – que dispõe sobre a oferta pública de distribuição de valores mobiliários de emissão de sociedades. A medida foi suspensa porque as irregularidades identificadas foram sanadas.

A área técnica havia determinado, em 12 de julho, a suspensão dessa oferta por ter entendido que se tratava de oferta de Sociedade em Conta de Participação (SCP). Após esclarecimentos prestados pela Divi Hub, a superintendência entendeu que a oferta se enquadra na Instrução CVM 588, pois corresponde à emissão de valor mobiliário da SPE Metaforando, empresa de pequeno porte, sendo a SCP correspondente ao valor mobiliário emitido pela empresa ofertante.

Contudo, a Superintendência também identificou que a oferta informava que os valores mobiliários ofertados poderiam ser negociados em ambiente disponibilizado pela Divi Hub ou partes a ela relacionadas, em desacordo com o art. 28, IX e X, da Instrução CVM 588, o que foi objeto de esclarecimento divulgado pela CVM em 20 de julho.
Irregularidades sanadas

A Divi Hub corrigiu a irregularidade e propôs uma série de modificações para esclarecer que os valores mobiliários ofertados não serão objeto de negociação secundária em nenhum ambiente.

Em virtude das modificações, a Superintendência determinou que a Divi Hub comunique aos investidores que já tiverem aderido à oferta, para que confirmem, no prazo de cinco dias úteis do recebimento da comunicação, o interesse em manter o investimento, sendo presumida a manutenção em caso de silêncio.

Crowdfunding de Investimento

Também conhecido como “investimento coletivo” ou “investimento colaborativo”, o crowdfunding de investimento é um instrumento de captação de recursos para as startups, que precisam de capital financeiro para o desenvolvimento de produtos ou serviços. (Com assessoria de imprensa).