Notas de cinquenta e cem reais e moedas espalhadas e em pilhas - Crédito: Freepik

Crédito: Freepik

O Banco Central começa a acolher depósitos voluntários remunerados das instituições financeiras nesta segunda-feira,13. A taxa de remuneração será definida pela própria autoridade monetária.

“A constituição de depósito remunerado será facultada às instituições credenciadas a operar como dealers com o Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab), que poderão aderir ao instrumento, por meio de acesso ao Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic)”, segundo nota do BC.

Os depósitos voluntários a prazo são instrumentos voltados para a administração de excedentes de reservas bancárias, por meio dos quais instituições financeiras autorizadas podem realizar depósitos de recursos junto ao BC, de forma voluntária, por período predeterminado, fazendo jus ao recebimento de taxa de remuneração a ser aplicada sobre o montante financeiro objeto de depósito.

Regulamentados no mês passado, os depósitos voluntários serão mais um instrumento de política monetária, além das operações compromissadas, à disposição do BC. (Com assessoria)