Ethereum 2.0 passa por problema de segurança - Crédito: Freepik

Crédito: Freepik

O Ethereum 2.0 enfrenta problema de segurança decorrente da falha na rede Beacon Chain, que experimentou um risco de de alto nível conhecido como reorganização de blocos. O problema pode ser devido a um bug ou ataque malicioso, o que resultou temporariamente em uma versão duplicada de uma blockchain.

Para especialistas em segurança, quanto mais tempo durar uma reorganização, mais graves serão as consequências para a rede, colocando em risco transações das pessoas, que uma vez revertidas, poderão ter seus fundos perdidos.

A reorganização de hoje na Ethereum Beacon Chain durou sete blocos – a mais longa reorganização em anos, de acordo com Martin Köppelmann, CEO e cofundador da provedora de serviços DeFi Gnosis.

Uma reorganização ocorre quando dois mineradores diferentes começam a trabalhar na adição de blocos de transações com dificuldade semelhante à cadeia ao mesmo tempo. Isso cria um fork ou uma versão duplicada do blockchain.

Um minerador que adiciona o próximo bloco deve escolher qual lado do fork é a cadeia correta ou canônica.

Uma reorganização de sete blocos significa que o fork que acabou sendo descartado teve sete blocos de transações adicionados antes que a rede decidisse que não era a cadeia canônica.

Cada bloco da cadeia Ethereum contém aproximadamente entre 200 e 300 transações e tem um valor de cerca de 2 ETH, ou cerca de US$ 4.000, de acordo com a Etherscan.io.

A Beacon Chain, lançada em 1º de dezembro de 2020, introduziu o staking nativo na blockchain Ethereum.

O Staking, que envolve a aposta de ativos, é como os validadores se tornarão elegíveis para adicionar blocos à blockchain, por meio do mecanismo de Proof of Stake (PoS).

O Ethereum Merge, anteriormente chamado de “Ethereum 2.0”, é uma atualização muito esperada para a rede e marcará sua transição do algoritmo de Proof of Work (PoW) para Proof of Stake (PoS).

A fusão, prevista para agosto, combinará a Beacon Chain com a rede principal Ethereum. Isso significa que problemas com o Beacon Chain podem atrasar ainda mais a fusão.

 

(Com Criptonizando)