Foco no cliente vira valor para seguradoras-crédito-Freepik

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A inovação tem impulsionado as operadoras de seguro a mudarem seu modelo de negócio, atualmente baseado em ‘detectar e reparar’ para ‘prever e prevenir’, o que afetará toda a cadeia de valor da indústria, afirmou Ronaldo França, responsável pelo desenvolvimento de negócios de seguros Latam da AWS, durante evento virtual Insurtech.

A dinâmica do negócio, segundo ele, faz com que as seguradoras passem a operar de forma mais escalável. “Muitas delas estão procurando criar seus data lakes, sistemas ou repositórios que agregam todos os dados, independente do formato ou da fonte; assim como formar um ecossistema de API’s para se conectarem com seus parceiros de negócios e fornecedores de serviços”, observa.

A AWS é o braço de nuvem da Amazon, que tem ajudado muitas startups a escalar seu negócio de forma segura com infraestrutura em nuvem e soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning.

A norueguesa Klarna, que captou em março deste ano US$ 1 bilhão elevando sua avaliação para US$ 31 bilhões, tornou-se pioneira no modelo “compre agora e pague depois”. A startup viu suas operações dispararem, graças à parceria com a AWS, que suporta 60 milhões de clientes em 170 mil e-commerces. Enquanto a corretora digital Robinhood, que estreou na Nasdaq em julho de 2021 com valor de US$ 32 bilhões, lançou o aplicativo escalável de trading, atingindo mais de R$ 30 bilhões em transações.

Considerada pelo Gartner como empresa líder em soluções na nuvem, a AWS tem apoiado o setor de seguros com ferramentas que tornam a jornada de vendas com menos fricção possível.

Para o executivo, as empresas de seguro tendem cada vez mais a mudar o modelo de negócio tradicional orientado por produto para considerar a experiência do cliente, lançando mão das vendas digitais, automatização dos processos de dados, time to Market ágil e rápido.

Na subscrição, a AWS ajuda na previsão de risco com a gestão de dados alternativos gerados por relógios inteligentes, drones, fotos, vídeo para melhorar a subscrição. Além de automatizar o processamento de documentos, promover a integração sem atritos, a partir da implementação do processo de integração de venda sem contato e seguros paramétricos (reconhecimento dos danos).