Crédito: Freepik

A Fuse, gestora de venture capital, anuncia o desenvolvimento de um token para investir em startups. A criptomoeda será lançada até o final de julho e carregará o nome da empresa. O ativo digital terá seu valor lastreado às cotas do fundo da gestora, que aporta recursos em novatas, sendo a maioria delas brasileiras com grande potencial de crescimento.

O objetivo é fomentar o ecossistema brasileiro de inovação e facilitar a entrada de investidores no mercado de capital de risco. Com uma oferta inicial de US$20 milhões e destinado para investidores qualificados, o token será negociado, em princípio, em bolsas de criptomoedas da Europa e Ásia, como a Fusang (China) e Archax (Reino Unido).

“Essa é uma ação pioneira no mercado brasileiro de venture capital. Será o primeiro token lastreado por investimentos de Venture Capital na América Latina. O preço de mercado do ativo tende a acompanhar a valorização das startups investidas. A maturação do portfólio tende a ser rapidamente refletida na precificação do token, através da oferta e demanda dos mercados”, afirma João Zecchin, sócio da Fuse.

A criação do Token é mais um movimento da Fuse voltado para o universo de cripto. No início deste mês, a companhia participou da rodada de investimento da Hashdex, gestora brasileira especializada em criptoativos. Ao lado de gigantes como o SoftBank, Coinbase Ventures e outros fundos, integrou o aporte que levantou cerca de R$135 milhões para a empresa.

Por possuírem uma estrutura regulatória favorável para os ativos digitais, as Ilhas Cayman foram selecionadas para a constituição do veículo tokenizado, seguindo grandes players como o BTG e seu ReitBZ. A custódia do ativo já está definida. Será realizada pela Securitize, sediada nos EUA e regulamentada pela SEC.

Além da Hashdex, no portfólio da Fuse estão startups brasileiras como a healthtech W.Dental, a plataforma de comunicação para pequenas e médias empresas, PinkApp, e as startups de inteligência artificial AIO e Fligoo. A gestora também é investidora da fintech Vexi, sediada na Cidade do México, e que atua no segmento de crédito. (Com assessoria de imprensa)