Games em blockchain está em alta-credito-freePik-digital-money-inform

Crédito: Freepik

O mercado de games em blockchain está entre os mais destacados no universo de criptoativos em 2021. A Sky Marvis, a empresa responsável pelo desenvolvimento do jogo Axie Infinity (AXS), recebeu aporte de US$ 152 milhões.

Como resultado, o jogo passou a ser avaliado em cerca de US$ 30 bilhões, valor superior ao de grandes empresas de games do mercado tradicional, como a Ubisoft.

O AXS acumulou chegou a mais de 98% de valorização em setembro e, nos últimos noventa dias, cresceu 1500%, de acordo com CoinMarketCap.

Por ser um jogo desenvolvido recentemente, o AXS encontra-se ainda em processo de implantação de algumas de suas funcionalidades. Portanto, poucos investidores entendem sua dinâmica econômica e o modelo Play to Earn, no qual foi consagrado.

Esse modelo permite que os jogadores façam negociações e, também, gerem renda, o que já ocorre nesse universo, mas não de maneira legítima.

“Trata-se de uma modalidade revolucionária e um dos grandes fatores para o sucesso dos games em blockchain. Entretanto, é essencial estabelecer pilares focados na integração da comunidade para tornar o movimento sustentável”, afirma Orlando Telles, diretor de research da Mercury Crypto, especializada em pesquisa na área de criptoativos.

O jogo traz como principais pilares de seu desenvolvimento a criação de valor gratificante, por consideradar o tempo gasto pelos jogadores; a co-criação, ao promover parcerias criativas entre a comunidade de jogadores e desenvolvedores; e a co-propriedade, os jogadores têm direito de propriedade e, portanto, deve ser o proprietário dos jogos que gosta.

Para Telles, esses atributos reforçam a ideia de que o Axie Infinity não deve ser visto apenas como um jogo, e sim como uma construção de marca para franquear as aplicações no mundo dos games e do entretenimento. Essa dinâmica torna o ativo mais atrativo e estável, quando comparado aos seus concorrentes. Contudo a plataforma ainda depende muito de sua comunidade, o que deve ser avaliado com cautela.

(Com assessoria)