Thiago Alvarez – CEO da Guiabolso Crédito: Divulgação

A Guiabolso, plataforma de soluções para gestão de finanças de pessoas e empresas, está ampliando sua oferta para o mercado B2B com o lançamento do GuiabolsoTrends. O novo serviço visa a auxiliar as empresas a entenderem melhor seu desempenho, a concorrência, o ticket médio gasto e as queda ou alta de consumo, utilizando ferramentas analíticas de market share, share of wallet e comportamento de consumo, entre outros indicadores. Para isso, o Guiabolso utiliza sua base de seis milhões de usuários para cruzar as movimentações e comportamentos destes usuários com dados anonimizados.

Thiago Alvarez, fundador e CEO do Guiabolso, explica que desde janeiro de 2020 a fintech está buscando fortalecer sua divisão de negócios e o Open Banking tem permitido criar soluções devido as demandas de mercado que já começam a surgir devido ao novo sistema de dados abertos.

“Somos pioneiros do Open Banking no Brasil e nosso objetivo é continuar nos posicionando como player estratégico desse sistema auxiliando empresas a terem acesso a ferramentas assertivas que possam complementar o leque de opções que o Open Banking já oferece”, afirma.

Além do Guiabolso Trends, o portfólio de produtos voltados ao B2B do Guiabolso também inclui, segmentação de perfil, análise de risco, digitalização da comprovação de renda, distribuídos nos produtos Guiabolso Connect e Guiabolso MaaS.

Clara Carvalho, gerente de negócios da divisão B2B do Guiabolso, ressalta que o principal diferencial no Guiabolso Trends é o conhecimento da movimentação financeira de milhões de brasileiros. Essa expertise, aliada a uma necessidade de mercado, rendeu 20 clientes distribuídos desde startups a empresas listadas em Bolsa, que começaram a utilizar o serviço em formato de teste no fim de 2020.

“Estamos com uma base diversificada de empresas que atuam em transporte, alimentação, pets, varejo e até da área investimentos. Para nós, o Guiabolso Trends surge em um momento de oscilação da jornada comportamental dos brasileiros e diante de tantas adversidades, ele se mostra uma ferramenta imprescindível que por meio de dados ponta quais os caminhos para se obter uma estratégia mais assertiva, onde investir, qual campanha realizar, se a ação deve ser nacional ou regional, entre outros”,, diz Carla.

A primeira iniciativa do Guiabolso para o mercado B2B foi o Guiabolso Connect , lançado em janeiro deste ano. Trata-se de um serviço de inteligência de dados que conecta pessoas e empresas. O serviço mostra às empresas uma visão mais ampla do seu negócio para que elas possam oferecer um serviço mais justo e personalizado. O serviço apresenta às empresas novos scores; pontuação de comportamento; gestão de finanças pessoais, histórico de 12 meses dos usuários; e monitoramento de conta, entre outras funcionalidades.