Crédito: Freepick

As selecionadas terão que participar de eventos presenciais em SC. Crédito: Freepick

A incubadora catarinense CELTA seleciona 60 startups. A CELTA (Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas) é vinculada à Fundação CERTI. Estão abertas a partir do dia 20 de abril e até o dia 10 de maio as inscrições gratuitas para o Arena CELTA, um programa de pré-incubação para o desenvolvimento de uma nova geração de startups. Para participar, cada candidato ou equipe deve preencher um cadastro no site https://celta.certi.org.br/arenacelta, colocando sua ideia proposta.

O objetivo é possibilitar que as startups interessadas possam aprimorar seus negócios a partir da interação direta com os empreendedores que já passaram pelo CELTA. Além disso, também participarão grandes empresas interessadas em interagir com startups, como Soprano, Siemens, Embraer, Oracle e Facebook. Na primeira etapa, serão até 60 selecionados, que deverão estar comprometidos em participar de encontros presenciais em Florianópolis.

“Um dos grandes diferenciais da incubadora CELTA é auxiliar as startups no acesso a seus primeiros clientes e investidores. Esse é exatamente o objetivo do Arena CELTA, selecionar um grupo de startups para um processo de pré-incubação, no qual os participantes terão acesso aos serviços do CELTA, inclusive esse contato inicial com o mercado, em uma oportunidade de aprender com quem já fez e criar uma rede de conexão muito forte. Queremos que as empresas saiam do programa com o primeiro contrato bem encaminhado, ou até mesmo assinado”, afirma Leandro Carioni, diretor e especialista da área de Empreendedorismo Inovador na CERTI.

As startups participantes irão participar de um processo de seleção que é ao mesmo tempo uma oportunidade para aprimorar o modelo de negócios. Adicionalmente, a equipe do CELTA vai disponibilizar um conjunto de mentores que trabalharão diretamente com cada uma das empresas. Participarão empresários de ex-incubadas.

O Arena CELTA será realizado de maio a julho de 2022, contando com quatro rounds presenciais. O primeiro tem início no dia 16 de maio. Ao longo do programa, além de palestras e sessões de mentoria coletiva, as empresas participarão de “batalhas”, uma capacitação prática onde somente as melhores classificadas passarão para a fase seguinte. O objetivo final é selecionar até 30 novas startups. “Em sete semanas, a startup irá seguir uma metodologia comprovada para validação dos principais elementos do modelo de negócios de cada empresa e as selecionadas terão acesso ao programa de incubação da incubadora CELTA”, acrescenta Tony Chierighini, diretor executivo do CELTA.

(assessoria de imprensa).