Crédito: Flickr Itaú

O Banco Itaú fechou o primeiro trimestre com uma alta de 63,5% – na comparação anual – no lucro líquido, que saltou para R$ 6,398 bilhões. Na comparação com o trimestre anterior, o avanço foi de 18,7%. Entre os destaques do período, estão a carteira de crédito, que soma R$ 906,4 bilhões, com expansão de 4,2% e o financiamento a veículos subiu 4,5%.

Mas as maiores altas foram no crédito imobiliário, pessoa física (12,2%), e no seguro agro (11,2%). Também houve a redução de 6,6%, na comparação anual, nas despesas que somaram R$ 12,466 bilhões.

O Itaú contabilizou margem gerencial financeira de R$ 18,634 bilhões com alta de 6% em relação ao trimestre anterior e de 4,7% frente ao mesmo trimestre de 2020. As receitas de prestação de serviços atingiram R$ 9,566 bilhões, queda de 2,9% no trimestre e alta de 0,5% na comparação anual.

Milton Maluhy, presidente do banco, destacou em nota os avanços da transformação digital. Os números apresentados na conferência de resultados mostram que o banco adquiriu 3,7 milhões de novos clientes digitais no primeiro trimestre. No primeiro trimestre de 2020, eram 1,4 milhões de clientes, número que teve crescimento de 2,5 vezes um ano depois. A plataforma iti, acrescentou mais 2 milhões de clientes à sua base, que já soma 5 milhões de usuários até março de 2021.

Cerca de 55% das contratações de pessoas físicas foram feitas nos canais digitais, crescimento de 70% de contratações em relação a março de 2020. O banco destaca ainda que teve um índice de 15% de eficiência dos canais digitais em 2020, pois 95% dos clientes atendidos pelo Assistente Virtual não ligam nas centrais de atendimento.