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A Associação Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) mostra que 43,1% dos millennials (25 a 40 anos) admitem desconhecer sobre investimentos, contra 46% dos boomers (57 a 75 anos), 48% da geração X (41 a 56 anos) e 51,8% dos entrevistados da geração Z, conforme a pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro 2020, realizada em parceria com o Datafolha.

O estudo ouviu 3,4 mil pessoas da população economicamente ativa das classes A, B e C em todas as regiões do país.

Além de conhecer menos sobre investimentos, a geração Z (09 a 24 anos) é a que menos usa produtos financeiros: 58,3% não guardam dinheiro de nenhuma forma e 7,6% deles não aplicam recursos em qualquer produto financeiro, seja caderneta de poupança, fundos de investimento ou ações.

Os boomers são a geração com o maior percentual de pessoas com conhecimento espontâneo sobre a caderneta de poupança (35,2%), títulos privados (16,4%) e planos de previdência (5,4%). Os millennials se destacam pela maior parcela de conhecedores de títulos públicos do Tesouro Direto (19,6%) e fundos de investimento (14,6%). E quando o tema é criptomoedas (6,3%) e ações (26%), a geração Z apresenta o maior conhecimento.

Do total de entrevistados, 18,5% fazem parte da geração Z, o que representa aproximadamente 19,1 milhões de brasileiros. Os millennials respondem por 35,2% dos participantes, ou 36,5 milhões de pessoas – o maior público do levantamento. A geração X, por sua vez, representa 24,8% dos ouvidos (o equivalente a 25,7 milhões da população brasileira), enquanto os boomers somam 20,6% da amostra – ou 21,4 milhões de brasileiros.