Futuro robô de inteligência artificial trabalha grande volume de dados - Crédito: Freepik

Crédito: Freepik

Estão abertas as inscrições para uma hackathon, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), onde jovens de todo o mundo poderão apresentar suas habilidades em ciências de dados.

A proposta é fomentar aplicações de ciência de dados voltadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto foi criado pelo United Nations Major Group for Children and Youth (MGCY), em colaboração com a Divisão de Estatística das Nações Unidas (UNSD) e tem o apoio dos Hubs Regionais da Plataforma Global da ONU no Brasil, na China, em Ruanda e nos Emirados Árabes Unidos.

Na América Latina e Caribe, a iniciativa está sendo apoiada pelo Hub Regional, sediado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), vinculada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A ideia é que sejam criadas propostas e ferramentas para monitorar os ODS, ou algo ainda mais desafiador, como por exemplo, soluções que auxiliem na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em suas regiões.

O público-alvo são estudantes e profissionais de até 32 anos, que poderão montar times de três a cinco pessoas. As inscrições podem ser feitas até 6 de novembro próximo, pelo link: https://input.un.org/EFM/se/3995D1A444ABF60D

A maratona está programada para ocorrer totalmente online, de 6 a 8 dezembro. O tema a ser trabalhado será divulgado em meados de novembro e o resultado está previsto para 15 de dezembro.

(com assessoria)