Crédito: Freepik

Em linha com o crescimento do delivery de itens de farmácia, os consumidores estão não só comprando mais pela internet, mas também optando por realizar os pagamentos de maneira online. Segundo o Farmácias APP, aplicativo de venda online de saúde e beleza, os pagamentos feitos diretamente pela plataforma já representam 76,82% das vendas. Em contrapartida, 23,18% dos consumidores preferem pagar na entrega.

Analisando este comportamento por região, o Sul é quem mais está familiarizado com esta tendência: 80,8% das vendas são pagas pela internet. Em seguida, aparecem o Sudeste e Nordeste com 76,9% e 73,1% das compras com pagamentos online, respectivamente.

Por fim, o Centro-Oeste e o Norte, regiões com menor representatividade no e-commerce, completam a lista mostrando que 69,4% e 61,5% das vendas são pagas diretamente na plataforma. O estudo leva em conta as vendas no Farmácias APP de 01/10/2020 a 23/04/2021.

Dentre os meios de pagamento, o cartão de crédito é o mais usado pelos consumidores. Nos últimos seis meses, 76,81% das vendas foram pagas com essa opção. Já para quem paga na entrada, o cartão de débito é o mais utilizado, somando 9,63% das vendas.

“O estudo revela uma mudança no comportamento do consumidor brasileiro, que prefere não só a comodidade de comprar online, mas também já realizar o pagamento na hora da compra. Além disso, novas ferramentas como o Pix, por exemplo, vão impulsionar este novo hábito”, explica Renata Morais, coordenadora de marketing do Farmácias APP.