Crédito: Freepik

A PicPay, carteira digital com 55 milhões de usuários, anunciou hoje a compra do portal de finanças pessoais Guiabolso, que tem 6 milhões de usuários e R$ 1 bilhão em crédito concedido por meio de parceiros na plataforma. A transação, que envolve dinheiro e ações, tem como objetivo tornar a PicPay protagonista do open banking.

“A aquisição vai nos posicionar como protagonista do open banking, além de acelerar nossa operação de marketplace financeiro, que já conta com cartão, crédito pessoal e empréstimo entre pessoas”, disse em nota José Antonio Batista, CEO do PicPay.

A maior parte da operação foi feita em dinheiro, enquanto os sócios fundadores do Guiabolso, Thiago Alvarez e Benjamin Gleason, assumirão também uma participação minoritária no PicPay. Os detalhes não foram revelados.

O Guiabolso e o PicPay são líderes da transformação pela qual o sistema financeiro vem passando e agora, juntos, vão dar mais um passo na missão de melhorar a relação das pessoas com o dinheiro e revolucionar o sistema financeiro brasileiro, afirma Thiago Alvarez, fundador do Guiabolso, e que se juntará ao time do PicPay como diretor de open banking do PicPay.

Investidores de rodadas de aportes no Guiabolso nos últimos anos, que incluem os fundos Vostok, Kaszek, Ribbit Capital, QED Investors, Omidyar Network e IFC, venderam integralmente suas fatias no negócio.

Criado em 2012 como precursor do open banking, o Guiabolso usa inteligência de dados para oferecer orientação financeira e tornou-se também um portal para produtos como crédito, investimentos pessoais e seguros.

(Com assessoria de imprensa)