Quod lança plataforma de avaliação de crédito de 3ª Geração- Crédito: Freepik

Crédito: Freepik

A Quod, empresa de análise de dados e gestora do Cadastro Positivo, lança uma nova plataforma de avaliação de crédito que garante às empresas um ganho de performance de até 20% em relação a clientes conhecidos. A plataforma de terceira geração permite ainda uma visibilidade mais acurada do comportamento financeiro dos consumidores não bancarizados.

A Quod pertence aos cinco maiores bancos do país – Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander – mas sua gestão é independente.

A nova plataforma, que integra machine learning e incorpora novos dados, é resultado do investimento contínuo da empresa em melhorias e tecnologias de ponta em sua plataforma de score de crédito, que hoje atende a organizações em todo o país.

“Um dos desafios para as empresas que trabalham com a concessão de crédito atualmente é avaliar o risco de inadimplência de consumidores sobre os quais elas não dispõem de informações, em especial dos não bancarizados ou daqueles que têm apenas o perfil digital”, diz Ricardo Thomaziello, diretor-executivo de dados e analytics da Quod.

Muitos desses consumidores, segundo ele, são bons pagadores, mas não constam no Cadastro Positivo, o que traz uma dificuldade adicional às empresas no momento de conceder crédito.

Checagam de dados assertiva

Além de incorporar novos dados, o Quod Score PF 3ª Geração possibilita o uso dessas informações de forma mais assertiva com checagem de informações sociodemográficas, que indicam o grau do risco de inadimplência do consumidor.

De acordo com Thomaziello, a ideia de criar a plataforma foi atrelar os dados novos aos do Cadastro Positivo e, juntamente com a inteligência artificial, obter informações diversificadas para análise mais acurada do perfil do tomador do empréstimo.

“O sistema agora é capaz, por exemplo, de detectar a região em que a pessoa mora, o nível de bancarização da região e o grau de endividamento desse consumidor. Trata-se de um jeito inovador de criação de variáveis para elaboração do escore de crédito”, observa.

Um diferencial da plataforma é permitir que a empresa entenda as razões que levam um consumidor a ter notas altas ou baixas, possibilitando o melhor ajuste na política de crédito e mais transparência na avaliação do risco de inadimplência. Todo o processo até a geração do score de crédito preserva a privacidade do consumidor.

(Com assessoria)