Saque-aniversário FGTS movimenta fintechs de crédito-Crédito- Freepik

Crédito: Freepik

O saque-aniversário do FGTS antecipado tem movimentado o mercado das fintechs de crédito. A QI Tech, Sociedade de Crédito Direto aprovada pelo Banco Central do Brasil e que opera em convênio com a Caixa Econômica para liberar o adiantamento do pagamento, cresceu 142% no primeiro trimestre de 2022 comparado com o último trimestre de 2021.

“Ao longo de 2021 inteiro, foram efetuadas cerca de 126 mil operações de antecipação do saque aniversário do FGTS. Somente no primeiro trimestre deste ano, fizemos 290 mil. Observamos uma média de 5 mil novas operações de crédito entre as fintechs”, disse Marcelo Bentivoglio, sócio estrategista da QI Tech.

Na sua opinião, o mercado tem olhado este cenário como uma excelente oportunidade de crescimento pelas condições do produto. A antecipação do saque-aniversário faz o dinheiro render mais, além de ser um processo simples e seguro. Após o aceite, o valor fica disponível em poucas horas.

“A antecipação tem como objetivo reduzir o endividamento das pessoas, que enxergam nessa oportunidade também a vantagem de realizar o processo de forma mais rápida, já que é 100% virtual e sem burocracias, e mais favorável financeiramente, uma vez que os juros são mais baixos”, observa o executivo.

São esperadas 2 milhões de operações apenas com fintechs, segundo ele, movimentando cerca de 3 bilhões de reais até o fim de 2022.

“Entendemos que expandir o acesso ao crédito é essencial para criarmos mais oportunidades, tornando possível o alcance de objetivos pessoais e profissionais. Buscamos entregar as melhores opções, de acordo com a disponibilidade e condição de cada consumidor”, afirma.

A fintech de crédito Finanzero conta com um modelo de negócio que combina tecnologia, dados e comunicação B2B e B2C e recebe cerca de 1,45 milhão de pedidos de empréstimo por mês.

Desburocratização do crédito

Olle Widén, CEO e co-fundador da Finanzero, defende a desburocratização do mercado de crédito no Brasil. Com  um modelo de negócio que combina tecnologia, dados e comunicação B2B e B2C, a fintech tem mais de 60 instituições financeiras como parceira.

“Entendemos que expandir o acesso ao crédito é essencial para criarmos mais oportunidades, tornando possível o alcance de objetivos pessoais e profissionais. Buscamos entregar as melhores opções, de acordo com a disponibilidade e condição de cada consumidor”, concluiu.

Ao se cadastrar na plataforma, o usuário pode receber até 10 ofertas de crédito pré-aprovadas em até cinco minutos. Após o pedido ser aprovado, o dinheiro cai na conta bancária do solicitante em até 24 horas.

(Com assessorias)