Serasa e Banco PAN oferecem crédito com antecipação do FGTS - Crédito: Freepik

Crédito: Freepik

As várias formas de se utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não são conhecidas pela maioria dos trabalhadores e a utilização do saque-aniversário como garantia pode facilitar o acesso de mais brasileiros ao sistema de crédito. Parceria entre a Serasa e o Banco PAN possibilita antecipar até sete anos do saque-aniversário do FGTS. O processo de contratação é 100% online e o dinheiro cai na hora.

Pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box para traçar uma radiografia da relação histórica dos brasileiros com o FGTS mostra que apesar de 92% dos entrevistados afirmarem conhecer o FGTS, cerca de 33% ainda não sabe em que condições podem utilizar o próprio dinheiro. Entre as possibilidades menos conhecidas pelos trabalhadores estão “para fazer empréstimos” (64% desconhecem) e “sacar o saldo após 70 anos de idade” (58% desconhecem).

Destinado a qualquer trabalhador, inclusive aos que estiverem com o nome negativado, o crédito é disponibilizado com taxas especiais de juros, a partir de 1,69% ao mês.

Amanda Rapouzo, diretora do Serasa eCred, explica a diferença e a abrangência do novo modelo: “Com taxas muito menores do que as habituais praticadas pelo mercado, brasileiros que normalmente enfrentam dificuldades e burocracia para ter acesso aos sistemas de crédito podem voltar à vida econômica e realizar planos e sonhos usando seus próprios recursos”, observa.

Para André Carnevale, superintendente executivo de B2C do Banco PAN, “Fomos o primeiro banco a oferecer a contratação desse produto in-app, e como pioneiros, enxergamos nessa parceria uma ótima oportunidade de levar ao marketplace de crédito Serasa eCred, com exclusividade, a expertise do PAN de oferecer empréstimo com base no FGTS a milhões de consumidores. Oferecemos a antecipação de até sete parcelas do saque-aniversário, com dinheiro na conta na hora que o cliente fechar o empréstimo e com juros bem abaixo do mercado”.

A solicitação de crédito poderá ser realizada pelo trabalhador no site do Serasa eCred. O empréstimo será debitado diretamente da conta do FGTS, sem impacto no orçamento mensal, além de permitir taxas mais acessíveis aos brasileiros, inclusive, para negativados.

(com assessoria)