Análise de investimentos-Crédito:Freepik

Crédito: Freepik

Considerando o total dos créditos comercializados, o setor de consórcios apresentou crescimento de 56,1%, o que representa o total de R$ 123,1 bilhões, entre janeiro e julho de 2021. No ano passado em igual período, o setor movimentou R$ 74,57 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).
Para especialistas, o aumento da taxa Selic foi apontado como um dos principais fatores de crescimento do mercado de consórcio, uma vez que se tornam  mais atrativos para os consumidores. “Neste período atingimos um total de 8 milhões de consorciados ativos em todo o Brasil”, afirma , diretor da Multimarcas Consórcios.

Para ele o sistema de consórcio passa ganhar relevância frente aos altos valores praticados no mercado de carros novos e seminovos, além dos elevados preços dos imóveis. “O momento não é o ideal para esse tipo de compra, mas sim de planejamento, e o consórcio se torna a opção ideal. A tendência é que o mercado se estabilize, e só então esse tipo de aquisição valerá mais a pena”, conclui Lamounier.