Sinqia e RTM prometem acelerar o Open Investment- Crédito: Freepik

Crédito: Freepick

A Sinqia, especializada em software e inovação, foi selecionada pela RTM, hub de integração do mercado financeiro que pertence à ANBIMA e à B3, para desenvolver uma solução que promete revolucionar a indústria de fundos. A solução trará mais agilidade e eficiência na comunicação entre gestores, custodiantes, administradores e distribuidores de fundos de investimentos. 

Os testes serão realizados por meio da plataforma de APIs da Sinqia (SandBox), totalmente integrada com a plataforma HUB Fundos, promovendo um ambiente de aceleração digital independente.

Seguindo padrões rígidos de exigência, desenvolvedores cadastrados podem ter acesso a essa plataforma e assim conseguem integrar seus sistemas com as APIs disponíveis.

A Sinqia utiliza serviços de cloud da Microsoft, que oferecem critérios minuciosos para que as APIs sejam expostas sem que ocorra riscos, garantindo maior segurança durante a navegabilidade.

O Hub Fundos, que está sendo desenvolvido pela RTM, é a primeira ferramenta que integra e padroniza a troca de informações sobre as cotas de fundos de investimentos entre instituições, eliminando o gargalo operacional nas transações.

Com previsão de ser lançada no próximo mês, a solução permitirá que a integralização das cotas dos fundos de investimento passe por um sistema de API, segundo a RTM.

A tecnologia é a mesma que está sendo usada para o Open Banking e Open Finance, este último que passou a vigorar em 29 de novembro e que permite o usuário compartilhar, de forma segura, dados de diversas fontes vinculadas não somente às instituições bancárias.

“O ambiente SandBox possibilitará a realização de testes com total segurança sem que interfira em outras operações digitais da Sinqia. Ele é um espaço para a criação de novos produtos e para o surgimento de inovações que poderão revolucionar o mercado financeiro”, complementa Juliana Innecco, líder de inovação do Torq, hub de inovação da Sinqia.

(Com assessoria)