Solução de biometria detecta "contas de laranja"

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A BioCatch, especializada em biometria que analisa o comportamento digital físico e cognitivo do usuário online, lança solução para detecção de ‘contas laranjas’, protegendo instituições financeiras do impacto emocional e financeiro dos golpes de lavagem de dinheiro.

Mule Account Detection identifica fraudes financeiras em vários casos de uso, como abertura de contas, roubo de contas, golpes e falsidade ideológica.

Quando esse tipo de fraude é cometido, os fundos das vítimas são transferidos para a ‘conta do laranja’ antes de serem retirados do banco. Em troca de emprestar sua conta, esse ‘laranja’ fica com uma porcentagem dos fundos roubados, em geral 10%.

Construída com base em tecnologia biométrica comportamental, a solução é executada continuamente em cada atividade digital, monitorando anomalias que podem sugerir a operação de uma conta que tenha perfil de ‘lavagem de dinheiro’.

“Com bilhões sendo injetados em estímulos econômicos, os criminosos aproveitam a vulnerabilidade dos usuários, fazendo-os de cobaias, e utilizam suas contas para movimentar dinheiro entre sistemas financeiros. O recrutamento dessas cobaias está em alta, com crianças e jovens adultos sendo manipulados nos esquemas de lavagem de dinheiro”, afirma Ricardo Calfat, country manager da BioCatch no Brasil.

De acordo com o executivo, pesquisa da Cifas, organização sem fins lucrativos de prevenção a fraudes, registrou aumento de 78%, em 2121, nas contas de pessoas com menos de 21 anos que indicam atividade de “lavagem de dinheiro”.

“A detecção desse tipo de conta é complexa porque existem muitos cenários a serem analisados. Uma instituição financeira pode estar lidando com um criminoso usando uma identidade roubada para abrir uma conta fraudulenta ou pode ter assumido a conta confiável de uma vítima involuntária para lavar fundos roubados”, explica Gadi Mazor, CEO da BioCatch.

A Mule Account Detection analisa os comportamentos associados a vários cenários que indiquem atividade de laranja, desde a abertura da conta até o ponto de pagamento”, reforça.

(Com assessoria)