A Surf Telecom – operadora focada em soluções para habilitar MVNO (Mobile Virtual Network Operator, operadora móvel que não possui rede própria) – foca sua estratégia de serviços digitais em parcerias com as concessionárias de energia como CPFL, EDP e ENEL. Com isso, a empresa já oferece soluções financeiras para moradores do Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo e mais quatro estados cobertos pela Enel.

“Somente a CPFL tem 9 milhões de consumidores de energia, a EDP, 15 milhões e a Enel, outros 20 milhões. Nossa meta é chegar a 100 mil contratos de microcrédito nos próximos 12 meses”, anuncia Carlos Afonso, diretor de relações com investidores da Surf Telecom

Ele explica que na operação de MVNO a empresa percebeu que, ao vender o pré-pago, as operadoras recebiam majoritariamente em dinheiro. Ficou claro que era preciso dar para os clientes da Surf um meio dele fazer a compra. “A grande população brasileira continua desbancarizada. Tivemos a ideia de criar a Surf Bank, em 2019, uma conta pagamento. Hoje já temos mais e 8 mil clientes” diz Afonso.

A parceria com as concessionárias foi iniciada com a oferta de operação MVNO, mas, pelo perfil dos clientes dessas utilities, a empresa logo identificou a necessidade de crédito.

“Passamos a oferecer microcrédito de até R$ 300 que ele pode pagar em até oito a dez parcelas. No caso da CPFL, isso atingiu em cheio as necessidades dos clientes da empresa. Fizemos um piloto muito bem-sucedido. A Surf foi escolhida para oferecer crédito para clientes da CPFL que têm débito de até 60 dias de atraso”, diz Afonso.

Outra concessionária parceira com contrato assinado é a EDP. O diretor de RI destaca que o objetivo da empresa é sempre permitir a inclusão financeira de desbancarizados que têm dificuldade de acesso a serviços de telefonia.

“Instituições como o São Paulo Futebol Club, o banco BMG, o Uber, a Pernambucanas, procuram a Surf a fim de lançar uma MVNO como uma ação de fidelização do seu cliente que vê vantagem no serviço”, explica Afonso.

Para o Uber foram construídas soluções financeiras para o motorista reduzir suas despesas. A Surf criou serviços especiais de telefonia em parceira com a Uber. “Já fechamos mais de 10 mil contratos em cinco estados”, completa Afonso.