Crédito: Freepik

O GetNinjas, plataforma que conecta profissionais de diversas áreas, foi a última tech a concluir sua oferta pública inicial (IPO) na B3, no fim da semana passada. Com a realização de seu IPO, o GetNinjas (NINJ3) passa a ser a 191ª empresa listada no Novo Mercado, segmento com elevados padrões de governança corporativa.

“Desde o início de 2020 até agora, já foram realizados mais de 50 IPOs, com um volume total captado na ordem de 77 bilhões de reais. Além do volume, o perfil da bolsa brasileira está mudando. A chegada de empresas de tecnologia como o GetNinjas está dando uma nova cara para a B3 e ampliando as opções para os investidores”, comentou Juca Andrade, vice-presidente da B3, no evento de oferta do IPO.

A Locaweb (LWSA3) foi pioneira, estreou na Bolsa em fevereiro de 2020 e captou R$ 1,32 bilhão. Outro exemplo de empresas de tecnologia que chegam à B3 é o Modalmais (MODL11), que concluiu o seu IPO no final de abril. O banco digital conta atualmente com uma base de mais de 1,2 milhão de clientes e a sua oferta pública foi feita nos termos da ICVM 400, sob a coordenação do Credit Suisse (Coordenador Líder), do Bank of America e do Itaú BBA (Coordenadores da Oferta).

Segundo a B3, nos últimos anos tem-se registrado um ciclo virtuoso para as empresas de tecnologia no Brasil e houve um maior acesso ao mercado de capitais para financiar seu crescimento, seja via mercado brasileiro ou internacional.

“Antes de 2020, o último IPO de tecnologia havia ocorrido em 2013 e, desde o ano passado, temos visto uma atividade mais intensa de empresas techs abrindo capital também no Brasil. Nos últimos seis meses, mais de 10 IPOs de empresas de tecnologia ou companhias de alto crescimento, se consolidando como o setor mais representativo até o momento”, diz nota da B3.

Se a Locaweb mostrou que havia demanda para tech, a Méliuz, que chegou à B3 em novembro, mostrou que havia interesse também para as startups. A companhia levantou R$ 662 milhões com sua oferta. De lá para cá, Enjoei, Neogrid, Westwing, Bemobi, Mobly, Mosaico e Infracommerce também abriram seu capital.

Em 2020, foram 28 IPOs e, neste ano, até o momento foram 25 ofertas públicas iniciais e mais de 25 empresas protocoladas na CVM para realizar IPO. Housi, Wine e Athena Saúde devem fazer parte de mais uma leva.

Em relação a inovações nos processos de ofertas, a B3 trabalha com os reguladores no atendimento de questões-chave para o mercado de capitais. O fim do Black Out Period e o processo de Confidencialidade de Oferta Pública são exemplos desse trabalho e, mais recentemente, a alteração da regra anunciada pela CVM que permite o acesso de todas as classes de investidores aos BDRs, iniciativa que abre caminho para o processo de dupla listagem e emissão de BDRs de companhias com atividades predominantemente no Brasil que optaram por abrir capital no exterior.

A curto prazo, a B3 mantém uma agenda de trabalho bastante intensa para acompanhar as companhias antes, durante e depois do IPO. “Temos equipes de relacionamento dedicadas a esclarecer dúvidas das companhias e orientá-las nessa jornada, com conteúdo, treinamentos e suporte na preparação das companhias. Inclusive no que diz respeito aos custos e procedimentos para a abertura de capital”, conclui a B3.

Saiba quais as empresas de tecnologia com IPO na B3:

Méliuz (CASH3) – empresa de cashback e cupons de descontos. www.meliuz.com.br

Enjoei (ENJU3) – site especializado na compra e venda de artigos usados. www.enjoei.com.br

Neogrid (NGRD3) – empresa do segmento de Software as a Service (SaaS) para a gestão de cadeias de suprimentos. www.neogrid.com

Mosaico (MOSI3) – plataforma digital proprietária dos sites Zoom, Buscapé e Bondfaro. www.mosaico.com.br

Mobly (MBLY3) – empresa digital de móveis e decoração. www.mobly.com.br

Bemobi (BMOB3) – empresa de distribuição de conteúdo, como jogos e serviços financeiros. www.bemobi.com.br

Allied (ALLD3) – varejo digital. www.alliedbrasil.com.br

Infracommerce (IFCM3) – infraestrutura para o comércio eletrônico. www.infracommerce.com.br

GetNinjas (NINJ3) – site de contratação de serviços. www.getninjas.com.br

Locaweb (LWSA3) – empresa de hospedagem de sites e serviços de internet. www.locaweb.com.br

Westwing (WEST3) – plataforma online em segmentos como moda, cosméticos e alimentos premium. www.westwing.com.br