Jorge Iglesias, CEO da Topaz Crédito: Divulgação

A Topaz, hub para a área financeira do Grupo Stefanini, anuncia a aquisição de 60% do Grupo CRK, especializado no desenvolvimento de sistemas integrados para gestão financeira de tesourarias de bancos. A empresa tem mais de 100 instituições financeiras em sua base de clientes ativos e dentre seus principais produtos destacam-se os sistemas de renda fixa, derivativos, Bovespa, fundos de investimento, SPB, controladoria e pagamentos.

Com crescimento anual de 30% em número de clientes no Brasil e em países da América Latina, a Topaz conta com um core bancário e soluções digitais para agregar eficiência e segurança aos negócios dos clientes. Recentemente, a empresa foi reconhecida em guia do Gartner sobre sistemas de core bancário (CBS) para a América Latina como um dos 15 fornecedores mais relevantes com sua solução de banco digital, que utiliza nuvem nativa e independente, IA, API-first e DevOps.

“A chegada da CRK à Topaz agrega novas funcionalidades e reforça a nossa atuação como uma robusta plataforma full-banking, que pode trazer diferenciais competitivos em um momento de grande transformação do setor financeiro com a implementação do PIX, Open Banking e Open Finance”, afirma Jorge Iglesias, CEO da Topaz.

Crescimento

A movimentação da Topaz para incorporar novas soluções à sua plataforma se intensificou no ano passado, quando adquiriu da Diebold Nixdorf soluções antifraude e de automação de canais, que incluem soluções de agência/caixa, autoatendimento, mobile banking, internet banking, abertura de contas em plataforma móvel, compensação de cheques, solução biométrica e troca de chaves.

Batizada de Topaz OFD, a solução antifraude utiliza um ecossistema de dados e comportamentos do usuário de forma invisível e agnóstica para mais assertividade no controle e prevenção a fraudes.

Por ser uma solução em nuvem, a central que utiliza a Topaz OFD recebe e analisa milhões de informações de fraudes que estão acontecendo em diferentes bancos, o que permite a criação de um ecossistema de cruzamento e validação de dados. Além de otimizar o diagnóstico das fraudes, a ferramenta amplia a velocidade de prevenção.

“Podemos garantir que temos a mais completa e inovadora plataforma de serviços financeiros da América Latina para atender às principais necessidades dos clientes, independentemente do tamanho e do setor. A combinação das ofertas da CRK à Topaz terá um papel importante em nossa história. Uniremos as expertises das duas empresas para disponibilizar soluções cada vez mais flexíveis, competitivas e eficientes”, complementa Jorge Iglesias.

(Com assessoria de imprensa)