Foto de homem com holograma de nuvem representando segurança nos dados - Crédito: Freepik

Crédito: Freepik

A RTM, que atende mais de 600 instituições entre bancos, cooperativas de crédito, corretoras e fintechs, anuncia parceria com a multinacional americana Fortinet, especializada em soluções de segurança cibernética. O objetivo é oferecer a solução chamada Secure SD-Wan, tecnologia que permite mais flexibilidade e agilidade para as comunicações do mercado financeiro.

Em uma mesma plataforma, a SD-WAN permite a operação centralizada da rede para comunicação entre as instituições financeiras com acréscimo de segurança e agilidade. “O sistema gerencia o tráfego das informações de maneira dinâmica para o melhor meio disponível, ganhando em velocidade e evitando falhas, pois quando um caminho não está disponível, ele já direciona para outro, sem que a aplicação seja interrompida. Esse é o principal benefício da SD-WAN”, explica André Castro de Mello, CEO da RTM.

Mais segurança

A Fortinet, que fornece a tecnologia Secure SD-WAN, conta com mais de 530 mil clientes em todos os setores da indústria, varejo e energia. A empresa traz segurança para o tráfego de informações adotando a criptografia de ponta a ponta, entre outros mecanismos, e torna o gerenciamento da rede mais transparente por meio de uma plataforma que permite visualizar o ambiente por completo e identificar problemas de forma ágil.

“A SD-WAN está mudando radicalmente o cenário de redes, permitindo que as organizações adotem modelos de negócios digitais e gerenciem o crescente volume de dados e um número cada vez maior de dispositivos de usuários. Porém, é preciso fazer isso com segurança para que esse novo ambiente não traga riscos às empresas”, explica Alexandre Bonatti, diretor de Engenharia da Fortinet Brasil.

A parceria também abrange soluções de cibersegurança da RTM que são ofertadas às instituições financeiras. Os serviços de monitoramento e gestão de segurança contam com ferramentas que realizam automaticamente uma análise e correlação de eventos, identificando incidentes de maneira mais eficaz e facilitando o controle de todos os ativos para a segurança dos clientes.

(Com assessoria)