XP investe na Virgo para o acesso a mercado por PMEs - Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

 

A XP anunciou a aquisição de participação minoritária na Virgo, empresa de serviços e soluções financeiras para o mercado de capitais. O aporte permitirá que a Virgo acelere o seu plano de construir marketplace de acesso a capital para empresas e projetos de médio porte do Brasil. Os recursos também serão aplicados para a ampliação do time de profissionais, aumento dos investimentos em tecnologia e novos produtos e soluções.

Para Pedro Mesquita, head de Investment Banking da XP, o investimento na Virgo permitirá ampliar o acesso ao mercado de capitais por parte das pequenas e médias empresas. “Existe um movimento muito forte de fusões e aquisições, emissões de dívidas e de ações envolvendo companhias de diferentes tamanhos em todo o país. Com esse acordo, vamos fazer com que isso ganhe ainda mais velocidade”, destaca.

O marketplace Virgo Soluções Financeiras ganhará novos tipos de produtos. O ambiente conecta tomadores e investidores para reduzir custos e simplificar o processo de captação de recursos e terá como novidades operações via CCB, debêntures, FIDC e equity, além de um sistema proprietário de monitoramento e acesso à informação em tempo real para dar mais transparência ao mercado de capitais.

De acordo com o CEO e Head de Transformação Digital da Virgo, Daniel Magalhães, o objetivo é consolidar a Virgo Soluções Financeiras como um grande hub de alocação em produtos de alto rendimento para os investidores institucionais.
“Queremos trazer múltiplos produtos de alocação, mantendo o propósito de não fazer spreads. Com o sistema de monitoramento e acesso à informação, queremos proporcionar mais transparência ao mercado de capitais e viabilizar a predição de movimentos de apreciação ou deterioração dos créditos e projetos, assim como viabilizar, no futuro, um mercado secundário mais líquido para todos os produtos disponibilizados pela Virgo”, diz Magalhões.

Hoje, para beneficiar tanto tomadores quanto investidores nas duas pontas do marketplace, a Virgo conta com mais de 105 investidores institucionais dispostos a oferecer capital para empresas e negócios de médio porte, o que permite que a companhia feche captações de até R$ 50 milhões em menos de 12 horas. (Com assessoria)