Crédito: Freepik

A XP Inc. lança nesta segunda-feira, 21, o BOVX11, o mais novo ETF que replicará o Ibovespa, principal índice da B3. Esse será o sétimo ETF lançado pela XP nos últimos sete meses, família de fundos que já supera R$ 1,1 bilhão de patrimônio. O BOVX11 terá cotação menor do que a média, de aproximadamente R$ 13. Na mesma linha, a taxa de administração é de 0,15%.

O novo produto tem três pilares de gestão: a diversificação, a transparência e execução. Diariamente, será divulgado a composição e o benchmark do fundo de índice, que tem exposição a diversos setores, como financeiro, industrial, utilities, entre outros. O time de gestão também terá um ativismo em remunerar o estoque do fundo a partir de aluguel das ações em custódia, buscando neutralizar o custo de taxa de administração para os investidores.

“Desde o final de novembro temos feito praticamente um lançamento de um ETF por mês. São ETFs inéditos, que replicam índices de diferentes mercados no exterior e que até então estavam acessíveis a poucos investidores, ou mesmo tornando o acesso a índices nacionais muito mais simples, como é o caso do BOVX11. Estamos democratizando o acesso a uma categoria de produto que lá fora é bastante popular entre os investidores, mas que aqui no país ainda tem uma margem grande a ser explorada”, ressalta Fabiano Cintra, especialista de fundos da XP. (com assessoria de imprensa)